amores expresos, blog DO CUENCA

Friday, October 12, 2007

Hoje, 11/10, no Rio de Janeiro


***

A Editora Agir e a Livraria da Travessa convidam para o coquetel de lançamento do livro

O DIA MASTROIANNI

de João Paulo Cuenca

Quinta-feira, 11 de outubro, a partir das 19h
Livraria da Travessa - Rua Visconde de Pirajá, 572 - Ipanema

***

Ás 23h59, no Cinematéque, começa a "Noite Mastroianni", com o melhor da música de todos os tempos numa seleção dos discotecários Pedro Cassavas, Tomás Anselmo e convidados surpresa.
Cinematéque - Rua Voluntários da Pátria, 53 - Botafogo

***

“Dia Mastroianni” é qualquer dia, em qualquer tempo ou cidade do mundo, em que dois amigos decidem cumprir o hilário ritual de passar 24 horas vivendo como farsa o que o mítico ator italiano imortalizou como sua persona mais típica: um dândi que flana entre mulheres e prazeres, irônico e um tanto melancólico com o tempo que escorre com pouco sentido, muito som e nenhuma fúria.

Esta tradição não tem fundamento no cinema ou na memória, mas na imaginação de João Paulo Cuenca, que depois de transfigurar Copacabana em seu elogiado romance de estréia, Corpo presente, cria um mundo fora de qualquer eixo para Pedro Cassavas e Tomás Anselmo. A dupla de personagens vaga por uma cidade tão improvável quanto seus nomes e, entre o pipoqueiro traficante que faz ponto na Praça do Duomo e a boemia do Baixo Gália, vive um pesadelo dos mais divertidos que, aos poucos, vai tornando-se cada vez mais familiar ao leitor.

Isso porque O dia Mastroianni é, em muitos sentidos, um romance de geração ou, mais exatamente, dos clichês de uma geração que, por tanto temer os lugares-comuns, acaba confundindo-se inapelavelmente com eles. Os personagens citam, elogiam-se e expõem-se ao ridículo de suas pretensões sem qualquer limite. Repete-se – mais uma vez como farsa, é claro – o mandamento número um da nossa melhor ficção: Cuenca só se serve da pena da galhofa por ser ela encharcada do toner da melancolia.